sexta-feira, 4 de julho de 2014

Oficina de criação de Mandalas e Filtro dos Sonhos

No dia 24 de junho de 2014, na Faculdade de Educação - FE/UERN, foi realizada mais uma oficina de arte promovida pela II Semana de Arte-Educação. Dessa vez o objetivo era criar Mandalas e Filtro dos Sonhos para serem expostos durante todo o evento.

Para quem não conhece Mandala é uma palavra sânscrita, que significa circulo. Geralmente é considerada como simbolo da totalidade, da integração e da harmonia. Este objeto pode ser visivelmente encontrados em arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nas danças circulares, nos rituais de curas indígenas, entre outras expressões artísticas. Remetemos a Mandala, também, a uma ligação com natureza onde ela pode ser encontradas em todo inicio como a célula, o embrião, as sementes, o caule da árvore,  os cristais, as estrelas, os planetas, etc. (Fonte: http://www.mundodasmandalas.com/). 

O Filtro dos Sonhos, conhecido também como Apanhadores de Sonhos ou Caçadores de Sonhos, são objetos de origem indígena nativo americano criado pela tribo dos Ojibwa. " A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem." (Fonte: Wikipedia)

Na confecção do Filtro dos Sonhos, pode ser colocada uma pena no centro, abaixo, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns é colocado no centro uma pedra ou cristal. Tudo o que é colocado possui um significado. O Centro da Teia Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro. (Fonte:http://naturezadivina.org.br/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário